3 cachoeiras surpreendentes em Portugal para visitar na sua próxima viagem

Poucas pessoas sabem mas Portugal tem diversas cachoeiras, ou cascatas, como eles costumam chamar, que são verdadeiras obras da natureza. Se você quer conhecer esse outro lado do país, se liga nessas 3 cachoeiras surpreendentes em Portugal.

3 cachoeiras surpreendentes em Portugal para visitar na sua próxima viagem - Frecha da Mizarela
Frecha da Mizarela – Fonte: Vitor Oliveira – Wikimedia Commons

1– Frecha da Mizarela

Esta queda de água precipita-se com alguma violência, tendo uma altura de 70 metros. Está próxima da nascente do Caima, na serra da Freita, entre Vale de Cambra e Arouca, mais concretamente na freguesia de Albergaria da Serra. 

Esta é a mais alta cascata do país e uma das maiores da Europa ocidental, e fascina pelas suas características únicas. A cascata formou-se graças à força do rio Caima e à morfologia da região, com granito e xisto alternados, o que causou a dita Frecha por onde jorra a água.

2- Cascata do Pincho

A pouco mais de 20 km de Viana do Castelo esconde-se uma das cascatas mais bonitas do Norte de Portugal. Estamos a falar da idílica Cascata do Pincho, formada pelas cristalinas águas do rio âncora. 

A cascata fica localizada na freguesia de Montaria em plena Serra de Arga e forma uma linda lagoa de tons esverdeados, simplesmente perfeita para uns refrescantes mergulhos naquelas tardes quentes de verão. 

E se gosta de caminhadas está duplamente com sorte, pois a Cascata do Pincho está enquadrada no excelente percurso pedestre PR5 VCT – Trilho do Pincho.

3- Cascata da Cabreia

A cascata está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos. O terreno irregular, a torrente de água e a vegetação rica tornam os espaços da região bucólicos e espaços de comunhão com a natureza. 

O expoente máximo desta conjugação é a Cascata da Cabreia, local onde as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. 

Veja também:

Viajar tranquilo pela Espanha. Dicas que todo viajante precisa conhecer antes de começar a viagem

Hotéis espetaculares em Florença que deixam qualquer um de de boca aberta

Trilhas mais incríveis na Espanha que precisam estar na lista de todos os viajantes!

Seguro viagem para a Espanha: Veja aqui porquê fazer e como aproveitar ao máximo

Festivais populares em Veneza para conhecer e participar esse ano

Por fim, o que achou dessas 3 cachoeiras surpreendentes em Portugal? Deixa aqui nos comentários!