A culinária mato-grossense tem fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, resultando em pratos de dar água na boca. Se você ficou interessado, então veja essa lista que preparamos com três deliciosos pratos típicos de Mato Grosso.
Maria Isabel
Esse não tem como recusar. Basicamente, a mistura é preparada com arroz branco e carne seca bem temperada. Para aqueles que preferem sabores mais marcantes, alguns ingredientes, como o próprio pequi, podem ser adicionados.
Neste caso, o preparo seria bem semelhante ao da galinhada, substituindo o frango pela carne seca. Você pode encontrar esse prato em qualquer restaurante do estado, em versões das mais simples às mais requintadas.
Caldo de piranha
A piranha é um dos peixes mais temidos das águas doces brasileiras por ser carnívora e protagonista de ataques assustadores.
Mas, é também o ingrediente principal de um prato típico do Mato Grosso que pode deixar qualquer um de joelhos! O caldo de piranha é bem encorpado e, por ser forte, ajuda a curar a ressaca daquela balada na noite anterior.
Mojica de pintado
Essa é outra receita no patamar de símbolos da gastronomia mato-grossense. O pintado é um famoso peixe, muito comum no Pantanal e em rios do estado. Sua carne é suculenta e saborosa e pode ser preparada de diversas formas — mas nada se compara à mojica.
Essa é uma das comidas típicas do Mato Grosso mais deliciosas que existem. Além disso essa é uma espécie de caldo com esse enorme pescado, somado ao sabor da mandioca e outros temperos marcantes.
É, sem dúvidas, o orgulho da cozinha mato-grossense e portanto o prato é um dos mais elaborados da culinária local. Esse peixe é um dos maiores do Brasil.
Veja também:
Lugares incríveis para curtir em Mato Grosso? Clique confira
Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra
3 super curiosidades sobre Cuiabá: Clique e descubra
O que fazer em Cuiabá? Clique e confira 3 dicas incríveis
Mato Grosso: 3 lugares que você precisa conhecer
Por fim, e aí, o que achou desses deliciosos pratos típicos do Mato Grosso? Então conta pra gente aqui nos comentários!