You are currently viewing 3 festas populares de Goiás que você precisa conhecer
Congada de Catalão - Fonte: owmself – Wikimedia Commons

3 festas populares de Goiás que você precisa conhecer

Situado na região Centro Oeste do Brasil, o estado de Goiás tem uma riqueza cultural gigantesca e tradições que colaboraram para a formação do seu povo e seus costumes. Confira aqui três festas populares de Goiás que você precisa conhecer!

3 festas populares de Goiás que você precisa conhecer - Congada de Catalão
Congada de Catalão – Fonte: owmself – Wikimedia Commons

1– Cavalhadas

Em primeiro lugar, registros históricos apontam as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás como a festa mais antiga do Estado, segundo o pesquisador Jacy Siqueira. As Cavalhadas encenam batalhas medievais entre cristãos e mouros. Essas ocorridas em meio à ocupação moura na Península Ibérica (século IX ao século XV). 

Durante três dias, dois exércitos, com 12 cavaleiros cada, fazem as apresentações. Assim sendo, simulam lutas com auxílio de coreografias bem orquestradas. Paralelo a isso, os personagens conhecidos como Mascarados saem às ruas fazendo algazarras.

2- Congada de Catalão

Por outro lado a festividade realizada há mais de 125 anos. Ela é dividida em duas partes, a religiosa, com missas, procissão e reza de terço; e a parte folclórica, com apresentações de músicas, danças e a visita dos moradores pioneiros as casas. 

A festa começa com ternos de congos, que são grupos de dançarinos. Assim sendo reunidos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário em catalão. Após a alvorada, os cantores saem pelas ruas. Além disso, durante toda a semana acontece a novena e a visitação. 

A Congada de Catalão tem abertura no segundo domingo de outubro, o ritual de origem africana era realizado inicialmente apenas por integrantes da irmandade do Rosário, atualmente a festividade reúne cerca de 1,3 mil pessoas.

3- Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno

Da mesma forma a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, é uma das mais importantes do Estado. Ela reúne, todos os anos, fiéis de todo o Brasil, e até de outros países. 

A romaria teria começado em 1840, no arraial de Barro Preto, que deu lugar ao município. Na época, moradores encontraram uma medalha de barro, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. O fato levou várias pessoas ao local. Com o tempo, surgiu a romaria.

Veja também:

Clique e descubra: 3 super curiosidades sobre Goiás

Curiosidades sobre o Distrito Federal que você ainda não conhece

O que fazer em Brasília? Clique e confira 3 dicas incríveis

Visitando Goiânia? Clique e confira 3 dicas incríveis!

Clique e descubra 3 super curiosidades sobre Brasília

Por fim, e aí, já conhecia essas festas populares em Goiás? Então deixe aqui nos comentários qual a sua preferida!

Deixe um comentário