You are currently viewing 3 festas religiosas no Centro Oeste que são super interessantes
Festa do Divino Pai Eterno, Trindade - GO - Fonte: Rolf Guenze – Wikimedia Commons

3 festas religiosas no Centro Oeste que são super interessantes

Composta por três estados e o Distrito Federal, a região carrega fortes influências religiosas, algo representado em suas festividades. Se você gosta desse tipo de turismo, então continue aqui e descubra essas três festas religiosas no Centro Oeste

3 festas religiosas no Centro Oeste que são super interessantes - Festa do Divino Pai Eterno, Trindade - GO
Festa do Divino Pai Eterno, Trindade – GO – Fonte: Rolf Guenze – Wikimedia Commons

1– Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma importante festa de cunho religioso. Sendo realizada há mais de 260 anos na Cidade de Goiás, terra da poetisa Cora Coralina. Emblemática, a procissão traz, na Semana Santa, a encenação da perseguição de Jesus Cristo. 

À meia-noite da Quarta-Feira das Trevas, todas as luzes da cidade se apagam. Enquanto isso 40 encapuzados, os farricocos, iniciam um caminho pelas e becos. Indo assim desde a Igreja da Boa Morte até a Igreja do Senhor dos Passos.

Pelo caminho, entoam canções oitocentistas ao som cadenciado de caixas. Eles estão sempre acompanhados, por exemplo, de centenas de fiéis. A prisão de Jesus Cristo é representada pelo toque de um clarim e, sua morte, pelo sermão do bispo local.

2- Romaria do Muquém

Por outro lado, Niquelândia ou, mais precisamente, o povoado do Muquém, é palco da Romaria do Muquém. Esta é uma festa em louvor de Nossa Senhora da Abadia. 

Realizada entre os dias 5 e 15 de agosto. Contando, por exemplo, com a celebração reúne missas, batizados, casamentos e procissão. Além disso os Romeiros pagam promessas. E ainda aproveitam as barracas com comidas típicas, além do comércio de artesanatos.

3- Festa do Divino Pai Eterno

Trindade, a capital goiana da fé, sedia a Festa do Divino Pai Eterno, uma das mais importantes celebrações religiosas do país. 

A romaria teve início em 1840, quando moradores do então arraial de Barro Preto. Uma vez que encontraram uma medalha de barro que ilustrava a coroação de Nossa Senhora pela Santíssima Trindade. Com o tempo, a medalha deu lugar à imagem esculpida pelo artista plástico Veiga Valle.

A festa acontece entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho. Além disso carrega como forte tradição o desfile de Carros de Boi. Eles partem de diversas regiões do estado rumo à Basílica de Trindade.

Veja também:

3 deliciosos pratos típicos de Goiás que você precisa conhecer

Onde ficar em Goiânia? Veja 3 ótimos lugares para se hospedar

Onde ficar em Goiás? Veja 3 ótimos lugares para visitar

Conheça aqui 3 deliciosos pratos típicos de Goiás

Veja 3 ótimos lugares para se hospedar em Goiânia

Por fim, e aí, gostou das dicas dessas três festas religiosas no centro oeste? Então conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário