You are currently viewing 3 incríveis museus no Acre que surpreendem todos os visitantes
Vista aérea do Palácio Rio Branco - Fonte: Sérgio Vale/Secom – Wikimedia Commons

3 incríveis museus no Acre que surpreendem todos os visitantes

Em primeiro lugar, além da beleza que a natureza da floresta Amazônica exerce, o Acre também tem uma riqueza cultural muito forte. Então na sua visita por lá, não deixe de conhecer esses 3 incríveis museus no Acre!

3 incríveis museus no Acre que surpreendem todos os visitantes - Vista aérea do Palácio Rio Branco
Vista aérea do Palácio Rio Branco – Fonte: Sérgio Vale/Secom – Wikimedia Commons

1– Museu da Borracha

Fundado no final da década de setenta. Assim o Museu da Borracha Governador Geraldo Mesquita fica no centro da capital acreana. Além disso reúne no seu vasto acervo uma narrativa detalhada da história do povo acreano. Ou seja, com ênfase na Revolução Acreana, destacando os ciclos da borracha no Acre.

Então são depoimentos em áudio e vídeo chamam a atenção dos visitantes e que se remetem ao período. Assim, conhecem, pela narração dos próprios protagonistas, a história. Desde a chegada dos nordestinos ao Acre, até o final do segundo ciclo da borracha em 1945, por exemplo. 

2- Palácio Rio Branco

Inaugurado em 1930. Assim o Palácio Rio Branca é a sede do Governo do Estado do Acre. Além disso teve seu desenho inspirado na arquitetura grega, em estilo neoclássico. Entretanto o prédio foi inaugurado ainda está inacabado. Ou seja, vem sendo construído aos poucos e totalmente pronto no governo Guiomard Santos. 

Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer o espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco. Parte do prédio foi ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano.

3- Memorial dos Autonomistas

Inaugurado em 20 de setembro de 2002 para mostrar, difundir e preservar a história do Movimento Autonomista do Acre, movimento político responsável pela emancipação do Acre à condição de Estado.

 No memorial, está o túmulo do líder deste movimento José Guiomard dos Santos e de sua esposa Lídia Hames. No prédio também há uma exposição permanente contando todo o processo histórico dos Autonomistas.

Anexo ao Memorial foi construído o “Theatro Hélio Melo” com capacidade para 150 pessoas, em homenagem ao grande artista acreano. Há também o “Café do Theatro”.

Veja também:

3 festas religiosas da Região Norte

Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte

Descubra 3 curiosidades do estado do Amazonas

Clique e descubra 3 dicas de onde ficar em Palmas,TO

Clique e confira 3 comidas típicas do norte brasileiro

Por fim, e aí, o que achou dessas dicas culturais de 3 incríveis museus no Acre? Então conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário