You are currently viewing 3 incríveis museus no Pará que surpreendem todos os visitantes
Museu de Arte de Bel - Fonte: Celso Abreu – Wikimedia Commons

3 incríveis museus no Pará que surpreendem todos os visitantes

Assim como em todos os estados brasileiros, o Pará tem museus muito ricos de obras para ilustrar a cultura do povo local e do Brasil. Então se você estiver indo para lá, não deixe de anotar esses 3 incríveis museus no Pará para conhecer neste estado. 

3 incríveis museus no Pará que surpreendem todos os visitantes - Museu de Arte de Bel
Museu de Arte de Bel – Fonte: Celso Abreu – Wikimedia Commons

1– Museu de Arte de Belém

O Museu de Arte de Belém foi instituído a partir de 1991. Assim sendo um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém. Que por sua vez pertence à Prefeitura Municipal de Belém. 

Em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, passou a acolher as coleções. Tanto da Pinacoteca Municipal quanto do Museu da Cidade de Belém, por exemplo do qual é originário. Assim o Museu reúne um conjunto significativo de obras europeias e brasileiras. Ou seja, que se referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão. 

Esse acervo é composto, por exemplo, por um conjunto de obras denominado Iconografia Paraense. Assim retratando através de pinturas, e fotografias, cenas de Belém e seus habitantes e ainda, do ambiente amazônico. Além disso inclue também peças do mobiliário brasileiro, objetos de interior e esculturas.

2- Museu das Onze janelas

O Museu Casa das Onze Janelas, é um espaço destinado à arte contemporânea. Localiza-se em Belém, assim sendo uma unidade integrante do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Promove ações museológicas preocupadas com a promoção de intercâmbios culturais, com a difusão do conhecimento da arte e com a inserção do artista em seus espaços expositivos realizando mostras que discutem a arte produzida na contemporaneidade.

3- Museu de Arte Sacra do Pará

O Museu de Arte Sacra é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo palácio episcopal (originalmente Colégio de Santo Alexandre). Os dois edifícios foram construídos para compor um conjunto, no qual a igreja era o centro irradiador, como foi exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil.

Veja também:

Clique e conheça 3 passeios bate-e-volta em Belém do Pará

Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte

3 lugares incríveis no Pará pra você visitar

Veja estas 3 festas religiosas da Região Norte

3 rotas para viajar de carro na região Norte

E aí, gostou dessas dicas de 3 incríveis museus no Pará? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário