You are currently viewing 3 monumentos históricos em Goiás que não podem ficar de fora da viagem
Praça Cívica (Goiânia) - Fonte: Eugenio Hansen, OFS – Wikimedia Commons

3 monumentos históricos em Goiás que não podem ficar de fora da viagem

Os monumentos de uma cidade tem a função de contar um pouco de sua história. Assim como homenagear pessoas e embelezar as ruas. Então veja esses 3 monumentos históricos interessantes em Goiás que você deve conhecer. 

3 monumentos históricos em Goiás que não podem ficar de fora da viagem - Praça Cívica (Goiânia)
Praça Cívica (Goiânia) – Fonte: Eugenio Hansen, OFS – Wikimedia Commons

1–Monumento das Três Raças

Localizado na Praça Cívica, o monumento homenageia as três raças: negros, índios e brancos. Ou seja, os responsáveis pela criação da cidade e das características genéticas e culturais do povo goiano. 

Vale a pena citar, por exemplo, que o monumento das Três Raças é considerado símbolo goiano. Além disso é exibido como cenário nas fotografias turísticas.

2- Painéis da Via Sacra

A coleção de 14 obras chamada Via Sacra de autoria do artista plástico goiano Omar Souto. Assim está instalada ao longo da Rodovia dos Romeiros, na GO – 060. Portanto são estações que lembram a crucificação e morte de Jesus e foram construídas em 1988 e restauradas em 2010. 

Medem 10 metros de largura por 4 de altura, são dispostas em pares e a arte tem mosaico de cerâmica em alto relevo. Uma bela amostra de arte sacra em Goiás, aberta ao público em qualquer época do ano. 

Uma curiosidade sobre eles é que a imagem da jovem que morreu em 1987 por causa do acidente com o césio 137 aparece em todos os painéis.

3- Monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar

Localizado na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, o monumento, inaugurado em 2004, fica em frente ao Bosque dos Buritis. Possui a forma esférica lembrando o Planeta Terra. 

Junto ao Monumento é possível encontrar uma placa com o nome dos 15 goianos desaparecidos durante a ditadura com os dizeres: “Porque defendiam a justiça e a liberdade”. 

Cada gomo da esfera representa uma vítima do regime militar, homenageando goianos mortos e desaparecidos políticos dos anos de 1968 e 1969.

Veja também:

Viagem a 2 em Goiás: Veja aqui 3 belas opções para fazer em casal

Fotografar em Goiânia: Veja aqui 3 lugares incríveis para fazer fotos incríveis

Hospedar em Goiás Velho: Veja aqui 3 lugares maravilhosos

Trindade a Capital da Fé: Veja aqui 3 dicas de como aproveitar sua viagem

Viajar sozinho no Centro Oeste: Clique e descubra 3 lugares imperdíveis


Por fim, conta pra gente o que achou dessas dicas de 3 monumentos históricos interessantes em Goiás.

Deixe um comentário