You are currently viewing 3 super curiosidades sobre Cuiabá: Clique e descubra
Vista de Cuiabá - Fonte: Mateus Hidalgo stitched by Marku1988 – Wikimedia Commons

3 super curiosidades sobre Cuiabá: Clique e descubra

Cuiabá, a capital do Mato Grosso, fica na região Centro Oeste. Além disso é uma cidade muito interessante e de beleza única. Veja abaixo três super curiosidades sobre Cuiabá:

3 super curiosidades sobre Cuiabá: Clique e descubra  - Vista de Cuiabá
Vista de Cuiabá – Fonte: Mateus Hidalgo stitched by Marku1988 – Wikimedia Commons

1– Centro do continente

Cuiabá está localizada exatamente no eixo central da América do Sul. Assim sendo, fica no meio do caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Este é o chamado centro geodésico do continente. 

O posicionamento geográfico da cidade foi constatado em 1909. Isso por um tenente membro da Comissão Rondon, comandada pelo Marechal Cândido Rondon. A informação foi confirmada posteriormente pelo Exército Brasileiro, em 1975. 

Há um obelisco revestido de mármore branco de 20 metros de altura que protege o marco inicial da cidade. Ele fica na Praça Pascoal Moreira Cabral. Além disso registra as coordenadas exatas do centro geodésico: 15º35’56” de latitude Sul e 56º06’55” de longitude Oeste. Hoje, no local, funciona a Câmara Municipal de Cuiabá.

2- Cidade verde

Também conhecida como cidade verde, Cuiabá já foi a capital mais arborizada do país. Em outras palavras, famosa pelos quintais com mangueiras e cajueiros. 

Apesar de com o passar do tempo a arborização ter diminuído na cidade, o título ficou famoso. Atualmente, o índice de arborização de Cuiabá é de 39,6%.

3- Nome indígena

Antes denominada Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Mas somente em 1835 o local foi considerado como cidade e recebeu o nome de Cuiabá. A nomenclatura se refere ao rio que banha a região. Além disso marca a fronteira entre a capital e a cidade vizinha, Várzea Grande. 

Estudos antropológicos sugerem que “Cuiabá” se refere ao nome de uma antiga tribo indígena. Outra hipótese é que a palavra se refere a uma “cuia”.

Veja também:

Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra

O que fazer em Cuiabá? Clique e confira 3 dicas incríveis

3 Lugares imperdíveis no Mato Grosso

Lugares incríveis para curtir em Mato Grosso? Clique confira

Mato Grosso: 3 lugares que você precisa conhecer

Por fim, e aí, gostou de saber dessas curiosidades sobre Cuiabá? Então conte pra gente nos comentários qual você achou mais interessante.

Deixe um comentário