You are currently viewing Arte e Arquitetura em Cuiabá: 3 igrejas que você precisa conhecer
Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus - Fonte: LUCAS VINÍCIUS SANTOS DA SILVA – Wikimedia Commons

Arte e Arquitetura em Cuiabá: 3 igrejas que você precisa conhecer

Em primeiro lugar, não precisa ser católico e nem religioso para se interessar pelas históricas igrejas de Cuiabá. Os monumentos encantam os apaixonados pela arquitetura e contam muitas histórias da cidade. Então veja três igrejas históricas cheias de arte e arquitetura em Cuiabá que vão te surpreender!

Arte e Arquitetura em Cuiabá: 3 igrejas que você precisa conhecer - Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus
Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus – Fonte: LUCAS VINÍCIUS SANTOS DA SILVA – Wikimedia Commons

1– Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus do Cuiabá

Localizada em frente à Praça da República, Centro Histórico de Cuiabá, a igreja acompanha a trajetória da cidade, como um marco de sua modernização. Construída em 1722, foi a partir dela que se deu todo o processo de urbanização, pois, na época, fundar uma vila era construir uma igreja.

Assim sendo, em uma cripta localizada no subsolo da igreja, como acesso livre para visitação, estão enterradas grandes autoridades da igreja católica de Mato Grosso.

Entre eles os fundadores de Cuiabá Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil de Oliveira. Além dos arcebispos Dom Orlando Chaves, Dom Carlos Luiz DAmau e o cuiabano Dom Francisco de Aquino Corrêa.

2- Igreja do Rosário e São Benedito

Tradicional para os festeiros, é, por exemplo, uma das igrejas mais famosas de Cuiabá. Além disso é visível para quem passa pelo cruzamento da Coronel Escolástico e a antiga Prainha. 

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi criada em 1945. Em 1960, a capela de São Benedito passou por uma ampliação e uma intervenção paisagística. Assim sendo realizada no governo de Pedro Pedrossian, em 1968. Ela está tombada como patrimônio histórico nacional devido, por exemplo, ao seu valor histórico, em 1975, pelo antigo SPHAN.

3- Igreja São Gonçalo do Porto

Um dos templos religiosos mais frequentados da cidade. Construído, então na antiga Rua Larga, em 1782, pelo Dr. José Carlos Pereira, terceiro Juiz de Fora das Minas de Cuiabá. Assim sendo concluída com rapidez, pois seu idealizador estava prestes a deixar o cargo. 

No dia 15 de novembro, data que dá o atual nome da rua, uma pomposa solenidade caracteriza sua missa inaugural. Portanto, onde chega a imagem do santo, transplantada numa procissão solene da Capela de São Gonçalo Velho por via fluvial.

Veja também:

Fotografar em Mato Grosso: Veja aqui 3 lugares para fazer fotos incríveis

Melhores bares em Cuiabá: Clique e veja 3 opções incríveis

Clique e veja 3 cidades em São Paulo que você precisa conhecer!

Feriado no Mato Grosso: Clique e veja 3 dicas super legais

Passeios com crianças em Cuiabá: Descubra aqui 3 ótimas opções

Por fim, deixa nos comentários o que achou dessas igrejas históricas cheias de arte e arquitetura em Cuiabá.

Deixe um comentário