You are currently viewing As 10 principais festas populares do Brasil. Veja aqui.
Máscaras de Carnaval - Foto: anncapictures - Pixabay

As 10 principais festas populares do Brasil. Veja aqui.

No Brasil existem muitas festas populares interessantes e que se destacam bastante. Desse modo, saiba que os eventos simbolizam algo que está enraizado na cultura local. Então vamos conferir 10 comemorações que ocorrem aqui no Brasil.

As 10 principais festas populares que temos no Brasil  - Máscaras de Carnaval
Máscaras de Carnaval – Foto: anncapictures – Pixabay

O Brasil é um país que tem muitas festas populares

Na cultura presente no país temos diversas celebrações e comemorações que são realizadas durante o ano. Dessa maneira, entenda que são muitas as regiões e cada uma tem as suas próprias características.

Assim, você deve saber que o país mantém essas tradições. Que muitas vezes são passadas para as próximas gerações e mantém a sua força. Enquanto que as festas populares podem contar muitas das histórias presentes no Brasil.

Com isso, saiba que essa riqueza cultural é importante e garante a pluralidade. Por certo, os eventos em questão são úteis para que haja um maior envolvimento da própria sociedade.

Vale destacar que as pessoas também podem se sentir incluídas em alguma festa. O que é essencial para que o indivíduo se sinta pertencente a um grupo específico.

Então, a própria cultura do Brasil já tem isso contido nela. Desse modo, saiba que são vários eventos ao redor do país e que ocorrem o ano todo. No próximo tópico vamos conhecer alguns deles.

Quais são as 10 festas populares de maior destaque no Brasil?

As festas populares são divididas por regiões e estados. Embora algumas delas possam acontecer em vários locais com certas variações. Confira a lista com as principais:

  • Carnaval;
  • Festa Junina;
  • Virada Cultural de São Paulo;
  • Festival de Parintins;
  • Folia de Reis;
  • Festa do Peão;
  • Oktoberfest;
  • Luzes do Natal de Gramado;
  • Festa do Divino;
  • Cavalhada.

Carnaval

Esse evento festivo ocorre entre os meses de fevereiro e março. Tendo como principais locais, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, muitos turistas do próprio país e estrangeiros chegam para curtir as atrações disponíveis.

Festa Junina

Realizada em Junho, a Festa Junina é uma das principais festas populares. Visto que temos fogueira, quadrilhas e bandeiras coloridas. O que explica o fato da festa ser tão popular no Brasil.

Virada Cultura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo realiza esse evento a cada ano na cidade no mês de maio. Com isso, saiba que são vários shows, danças e teatros disponíveis gratuitamente para a população.

Festival de Parintins

Essa outra festa acontece no Amazonas e consiste na disputa entre 2 bois. No caso, temos o Caprichoso e o Garantido. De fato, saiba que esse festival folclórico é colorido e acontece em junho.

Folia de Reis

A folia de Reis é uma das festas populares mais interessantes e possui tradição cristã. Já que ela celebra a visita realizada pelos 3 reis magos ao menino Jesus. Nisso, são seguidas as tradições de Portugal e da Espanha.

Festa do Peão

Voltada para o universo do sertanejo, esse evento ocorre em meados de agosto. Desse modo, os visitantes acompanham tanto as músicas quanto os próprios rodeios.

Oktoberfest

Muito popular na Região Sul, a Oktoberfest tem origens germânicas. Nesse sentido, saiba que ela é uma das maiores e possui muitos turistas. Com isso, o produto principal do evento é justamente a cerveja.

Luzes do Natal de Gramado

Na lista de melhores festas populares do Brasil temos as luzes de gramado. Que trazem uma comemoração emocionante, recheada de cores, danças e muito brilho.

Festa do Divino

Por sua vez, a Festa do Divino é realizada em Rondônia e em Tocantins. Simbolizando a descida do Espírito Santo aqui no país. Dessa forma, mantendo as tradições portuguesas.

Cavalhada

Por fim, temos a Cavalhada que também é uma festa folclórica. Acontecendo em vários estados do país. Onde são realizados alguns torneios entre os Cavaleiros. Realmente é um evento muito interessante e tradicional.

Veja também:

Conheça os 5 melhores lugares para você curtir o ano novo em 2022!

As praias inesquecíveis de Maragogi

Bento Gonçalves é a cidade do Vinho: Veja o que fazer por lá 

Viajar e deixar o Pet: veja essas dicas

Feriado em Porto de Galinhas: veja como aproveitar

E aí? Já conhecia essas dicas ou tem alguma que você conhece que a gente não mencionou? Conte pra gente aqui abaixo nos comentários.

Deixe um comentário