You are currently viewing Clique e conheça 3 festas populares no Mato Grosso do Sul
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Fonte: Harrisonabreu – Wikimedia Commons

Clique e conheça 3 festas populares no Mato Grosso do Sul

O estado é conhecido pelos ipês e pelo pantanal e está situado na região Centro Oeste do Brasil. Tem em sua cultura uma maneira de preservar a história e contá-la através de festas populares no Mato Grosso do Sul.  Veja aqui mais sobre este estado!

Clique e conheça 3 festas populares no Mato Grosso do Sul - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes – Fonte: Harrisonabreu – Wikimedia Commons

Antônio João – Festa do Tomate

Uma das festas mais tradicionais do calendário agropecuário de Mato Grosso do Sul, a Festa do Tomate de Antônio João tem esse nome por causa dos grandes produtores de tomate da região. 

A Festa também tem shows e workshops e palestras para os produtores. Além disso também tem show de calouros e desfiles para definir a Rainha da Festa. Ela acontece no mês de novembro. 

Festas da Folia de Reis

Por outro lado a festa de Folia de Reis é oriunda de Portugal e chegou em Bodoquena no ano de 1960, trazida por Francisco Elesbão. Assim a festa homenageia os três reis magos que referenciam o nascimento de Jesus em Belém. 

Os participantes usam roupas típicas da festa e utilizam instrumentos musicais como flautas, bumbos, pandeiros, chocalhos e triângulos. E além disso fazem danças, orações e cantorias são entoadas nas residências.

Nossa Senhora dos Navegantes

No município de Bataguassu, a 335 quilômetros de Campo Grande, todo ano é realizada a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Padroeira dos marinheiros, pescadores e viajantes, no mês de agosto. 

A história da comemoração vem desde meados do século XX, quando um casal vivia preocupado com um dos filhos que combatia pela Força Expedicionária Brasileira na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e buscava na fé o conforto.  

O casal prometeu que se o filho retornasse da guerra com vida e saúde, eles construíram uma capela em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. 

Após permanecer quatro anos nos combates, a família revelou a promessa para amigos. Desde então, a festa religiosa acontece nas águas dos Rios Pardo e Paraná.

Veja também:

O que fazer em Campo Grande? Veja essas 3 dicas incríveis

Mato Grosso do Sul é surpreendente. Conheça mais!

O que fazer no Mato Grosso do Sul? Clique e confira 3 dicas incríveis!

Conheça 3 top destinos no Mato Grosso do Sul

Descubra 3 super curiosidades sobre Campo Grande

Por fim, e aí, gostou dessas dicas sobre Festas populares no Mato Grosso do Sul? Então conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário