You are currently viewing Conheça aqui 3 deliciosos pratos típicos de Goiás
Comidas de Goiás - Fonte: MTur Destinos – Wikimedia Commons

Conheça aqui 3 deliciosos pratos típicos de Goiás

O estado de Goiás tem belezas naturais únicas, teve grande participação na formação do Brasil e com isso, criou uma cultura muito rica. Uma parte bem importante e saborosa dessa história são os deliciosos pratos típicos de Goiás. Venha descobrir e se deliciar!

Conheça aqui 3 deliciosos pratos típicos de Goiás - Comidas de Goiás
Comidas de Goiás – Fonte: MTur Destinos – Wikimedia Commons

Matula

A matula, também conhecida como feijoada do Cerrado, é um prato típico da Chapada dos Veadeiros. Ela é feita com tutu de feijão branco ou mulatinho e engrossada com farinha de mandioca. Carne de sol, pedaços de linguiça e carne de lata, por exemplo, incrementam a composição.

Esse prato é servido em folha de bananeira, acompanhado por arroz, carne de lata, mandioca cozida e galinha caipira. Além de ser um dos pratos típicos de Goiás, o termo “matula” é usado para se referir à marmita.

Peixe na Telha

Imagine só um prato com um peixe saboroso mergulhado em um molho cremoso com fatias de pimentão vermelho e cebola? Parece até que podemos sentir o cheiro delicioso de um peixinho cozido e bem temperado a metros de distância, não é mesmo? 

Pois é, o Peixe na Telha bate bastante com essa descrição, mas, claro, o preparo e o temperinho goiano são os responsáveis por ele ser uma das comidas típicas da região. O peixe usado no prato sempre é de água doce, com couro e em postas que são aquelas fatias bastante grossas.

Ele é cozido com molho de tomate, leite de coco, creme de leite e açafrão. Assim depois de cozido, acrescenta-se fatias de pimentão vermelho e amarelo, salsinha e cebola fresca.

Pamonha Goiana

Em Goiás, a pamonha não é só a melhor do Brasil, como também é um evento social. Em outras palavras, até hoje as famílias e amigos se juntam pra fazer pamonha. Inclusive as crianças participam, descascando o milho. 

Existem por exemplo dezenas de pamonharias de Goiânia, sempre cheias. Os sabores mais pedidos são a pamonha de doce, a de sal e a pamonha à moda, que vem com um pedacinho de linguiça dentro.  

Veja também:

Goiânia é a capital do Cerrado: conheça mais:

Curiosidades sobre o Distrito Federal que você ainda não conhece

Clique e descubra 3 super curiosidades sobre Brasília

3 festas populares de Goiás que você precisa conhecer

Descubra 3 super curiosidades sobre Campo Grande

Por fim, e aí, o que achou dessas dicas dos deliciosos pratos típicos de Goiás? Então conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário