You are currently viewing Curiosidades sobre o Amapá que surpreendem todos os viajantes
Bandeira do estado do Amapá - Fonte: Robertosor - Pixabay

Curiosidades sobre o Amapá que surpreendem todos os viajantes

Se você gosta de saber curiosidades do Brasil, então você vai adorar essas três do estado do Amapá! Além de aprender um pouco mais sobre um dos estados mais importantes no que se refere a biomas, lendo o texto abaixo, você ainda vai se divertir com essas curiosidades sobre o Amapá.

Curiosidades sobre o Amapá que surpreendem todos os viajantes - Bandeira do estado do Amapá
Bandeira do estado do Amapá – Fonte: Robertosor – Pixabay

1– Origem do nome

A origem do nome do estado do Amapá é bastante controversa. Uma das versões mais populares é a de que “Amapá” seria originário do idioma tupi e significa “terra que acaba”.

Por outro lado, outra versão se refere a uma espécie de árvore brasileira, ou amazônica, chamada amapazeiro. Sendo que ela possui, por exemplo, um tronco volumoso, um metro de diâmetro na base. Além disso a casca é espessa e por onde escorre um abundante leite branco: o leite de Amapá.

2- Presente em dois hemisférios!

A linha do meio-campo no Estádio Zerão, em Macapá, fica exatamente em cima da Linha do Equador. Ou seja, um lado do campo fica no Hemisfério Norte e o outro, no Hemisfério Sul.

E também a cidade de Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, daí que a população pode testemunhar o equinócio duas vezes por ano.

3- Círculo de pedras

Um dos locais mais curiosos do estado é um misterioso círculo de pedras gigantes. Assim lembram o monumento britânico de Stonehenge. Localizado na cidade litorânea de Calçoene, ele atrai estudiosos do mundo todo. Ou seja, ávidos por desvendar a sua origem e utilidade.

Veja também:

Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte

Clique e confira 3 comidas típicas do norte brasileiro

Veja estas 3 festas religiosas da Região Norte

Descubra 3 curiosidades do estado do Amazonas

Clique e descubra 3 dicas de onde ficar em Palmas,TO

Agora o estado do Amapá já não é mais tão estranho quanto você imaginava, certo? 

Por fim, e aí, o que achou dessas curiosidades sobre o Amapá? O que mais você gostaria de saber? Então conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário