You are currently viewing Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra
Bandeira do Mato Grosso - Fonte: SVG implementation by E2m – Wikimedia Commons

Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra

Muito além do Pantanal e das infinitas cachoeiras, o Mato Grosso esconde uma infinidade de curiosidades e mistérios extraordinários. Ficou interessado? Veja esse artigo até o final e descubra três curiosidades sobre o Mato Grosso! 

Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra - Bandeira do Mato Grosso
Bandeira do Mato Grosso – Fonte: SVG implementation by E2m – Wikimedia Commons

1– Maior planície alagável do mundo

O Mato Grosso é o berço do Pantanal, a maior planície alagável do mundo. São centenas de animais silvestres e milhares de aves que podem ser avistadas em passeios de observação, tanto durante o dia como à noite.

Além da biodiversidade, a região abriga diversos povoados que mantêm tradições e costumes únicos no Brasil. Sem dúvidas, uma experiência para lembrar para o resto da vida!

2- Cuiabá é o ponto central entre o Atlântico e Pacífico

De todas as curiosidades do Mato Grosso, essa é uma das que mais chama a atenção. Afinal, a capital Cuiabá está localizada bem no centro do continente e, se colocarmos uma linha reta, a cidade fica no meio do caminho entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O local exato dessa marcação foi calculado por Marechal Rondon, durante suas expedições pelo Brasil.

3- Quatro rios

A bacia hidrográfica da região é riquíssima e sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. Esse último figura como um dos mais extensos do nosso país. Além disso atrai visitantes em busca das deliciosas praias de água doce.

O Mato Grosso pode ser considerado a “caixa d’água” de todo o Brasil. Em outras palavras, devido ao enorme volume de seus rios, aquíferos e nascentes espelhados por todo o seu território. Assim sendo uma das maiores reservas de água doce de toda a América do Sul.

Veja também:

3 surpreendentes cidades turísticas no Mato Grosso – Parte 1

Mato Grosso: 3 lugares que você precisa conhecer

3 Cachoeiras do Rio Grande do Sul. Que você precisa conhecer!

Cidades turísticas no Mato Grosso – Veja aqui: Parte 2

Melhores cidades turísticas no Mato Grosso do Sul

Por fim, e aí, o que achou dessas curiosidades sobre o Mato Grosso? Então conte pra gente aqui nos comentários e diz o que mais você quer saber e de qual delas você gostou mais!

Deixe um comentário