Quem gosta de se aprofundar na história nacional e ainda não conhece muito bem a região norte precisa, acima de tudo, descobrir essas três curiosidades do estado do Amazonas. Constantemente, o local é descrito como um dos mais lindos e importantes símbolos do país.

1– Origem do nome
A princípio, acredita-se que o nome Amazonas foi dado a partir da descoberta do rio pelo espanhol Francisco de Orellana que, em uma de suas expedições, em 1541, encontrou uma tribo de guerreiras, e as associou às amazonas da mitologia grega.
Contudo, há também uma versão defendida de que Amazonas vem da palavra indígena ‘amassunu’, que significa “ruído de águas”.
2- Tribos Indígenas
Tal qual o nome do estado, outra curiosidade muito interessante do estado é no que se diz respeito ao povo indígena.
O Estado do Amazonas possui a maior população indígena do Brasil, com mais de 72% das pessoas tendo origem no povo nativo. O município com maior número de indígenas é São Gabriel da Cachoeira, com 76,3% num total de 29 mil habitantes.
3- Bacia Amazônica
Por fim, especialistas estimam que cerca de 20% de toda a água do mundo flui nos rios e afluentes da Bacia Amazônica. Dessa maneira, ela é considerada o maior reservatório de água doce do mundo.
Além do Rio Amazonas, que entra no Brasil pelo município de Tabatinga (AM) e atravessa todo o estado até chegar ao Pará, a bacia também conta com os dois maiores arquipélagos do planeta: Mamirauá e Rio Negro, que por sinal, também é o maior afluente de águas escuras conhecido.
Veja também:
Amazônia de barco: Uma viagem incrível. Clique e Veja mais
Confira 3 pratos típicos do Tocantins que não podem faltar na sua próxima viagem
3 parques ecológicos no Amapá que você não pode perder! Confira
3 lugares incríveis no Pará pra você visitar
Melhores comidas típicas da Região Norte para provar na sua viagem: Clique e confira
E ai, de qual dessas curiosidades do estado do Amazonas você gostou mais? Conta par gente nos comentários!