Roraima fica no extremo Norte do Brasil, em uma área de mais de 224 mil quilômetros quadrados. Dessa área, cerca de 1.900 quilômetros fazem fronteira com dois países da América do Sul, Venezuela e Guiana. Veja esses fatos curiosos sobre Roraima.
1– A criação
Em 1943, um decreto de lei desmembrou o estado do Amazonas. Assim criando o Território Federal do Rio Branco. Então, só em 1962 a região passaria a se chamar Território Federal de Roraima. E por fim em 1988, finalmente elevaria-se à categoria de estado.
Outro ponto interessante do nascimento de Roraima é que, contrária à cultura da borracha, que predominava na região Norte, a fazenda que deu origem ao município de Boa Vista se dedicava à pecuária.
2- Pronúncia do nome
Fonte de discussões intermináveis, a pronúncia do nome do estado é uma das curiosidades. De acordo com alguns professores da língua portuguesa, gramaticalmente as duas formas estão corretas.
É explicado que a sílaba tônica de Roraima é o ‘rai’, e o ‘m’ que segue nasaliza o som anterior. Entretanto, o ‘i’ da sílaba ‘rai’ torna a nasalidade facultativa.
Apesar dessa explicação, existem professores que defendem que a forma correta é ‘Roráima’ em razão da origem indígena do nome.
3- Maior população indígena do Brasil
Proporcionalmente, Roraima é o estado brasileiro com a maior população indígena. O município de Uiramutã, por exemplo, é o município com o maior percentual, cerca de 90%. Entretanto, a terra com mais indígenas é a Yanomami, localizada entre RR e o AM, com 25,7 mil indígenas.
Veja também:
Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte
Clique e confira 3 comidas típicas do norte brasileiro
Veja estas 3 festas religiosas da Região Norte
Descubra 3 curiosidades do estado do Amazonas
Clique e descubra 3 dicas de onde ficar em Palmas,TO
Por fim, o que achou desses fatos curiosos sobre Roraima? Então conta pra gente nos comentários!