You are currently viewing Festa Junina: tradicional e popular. Conheça mais
Detalhes das comemorações das Festas Juninas - Foto: ID 2725881 - Pixabay

Festa Junina: tradicional e popular. Conheça mais

A Festa Junina é uma das festas populares que mais atraem visitantes aqui no Brasil. Afinal, são muitas atrações que vão desde as danças até a gastronomia. Com isso, a diversão é garantida durante esse período. Então continue a leitura para saber mais sobre essa festa.

Festa Junina: tradicional e popular. Conheça mais - Detalhes das comemorações das Festas Juninas
Detalhes das comemorações das Festas Juninas – Foto: ID 2725881 – Pixabay

Origem da Festa Junina

De uma forma resumida, essa festa tradicional foi introduzida pelos Portugueses aqui no Brasil. Desse modo, saiba que isso acontece desde os tempos da colonização do país.

Assim, o evento é realizado durante o mês de junho. E acontece em diversas regiões que temos aqui no Brasil. Além disso, entenda que a Festa Junina homenageia Santo Antônio, São Pedro e São João.

Enquanto que a origem inicial era pagã, sendo realizada na primavera e durando até o verão. Contudo, a Igreja Católica modificou alguns dos elementos e deixou a festa com um significado cristão.

Características da Festa Junina

Sendo superada apenas pelo Carnaval, essa comemoração é realmente um sucesso no país. Uma vez que são oferecidas muitas comidas típicas, decorações e várias danças.

Desse modo, saiba que a região Nordeste é uma das que mais valoriza essa festa. De tal modo que na Paraíba (Campina Grande) ocorre um dos maiores festejos do Brasil.

Decerto, a Festa Junina apresenta ainda a fogueira e uma grande queima de fogos. Enquanto que são colocadas diversas barracas com jogos e para a venda de alimentos.

Nesse sentido, a gastronomia tem como base principal o milho. Dessa forma, se torna possível fazer canjicas, bolos, pamonhas e outros alimentos. Por sua vez, as decorações consistem em bandeirinhas, alguns balões e as fogueiras.

Por certo, saiba que são realizadas alguns tipos de brincadeiras. E as famosas danças conhecidas como quadrilhas. Vale ressaltar que a Festa Junina acontece não só no Brasil como em diversos outros países.

Sendo um verdadeiro sucesso e garantindo a diversão dos participantes. A queima de fogos é tradicional no evento e isso deixa o público admirado. Portanto, essa festa é uma das maiores do Brasil e que ocorre no mês de junho.

Veja também:

Quer curtir o ano novo em família? Confira porque você deve ir para Natal, no RN!

Carnaval: A Festa mais Popular do Brasil. Veja mais

Saiba porque você deve passar a virada do ano em Chapada dos Veadeiros, GO!

As 10 principais festas populares do Brasil. Veja aqui.

Conheça os 5 melhores lugares para você curtir o ano novo em 2022!

E aí? Já conhecia essas dicas ou tem alguma que você conhece que a gente não mencionou? Conte pra gente aqui abaixo nos comentários.

Deixe um comentário