You are currently viewing Folia de Reis: participe das festas em todo Brasil
A folia de Reis acontece em todo Brasil - Foto: iessephoto - Pixabay

Folia de Reis: participe das festas em todo Brasil

A Folia de Reis é uma festa popular que traz todo um simbolismo religioso. De tal forma que esse é um dos eventos mais populares que ocorrem no Brasil. Então continue a leitura para saber como essa comemoração é caracterizada.

Folia de Reis: participe das festas em todo Brasil -  A folia de Reis acontece em todo Brasil
A folia de Reis acontece em todo Brasil – Foto: iessephoto – Pixabay

Definição da festa Folia de Reis

Essa festa popular está relacionada a tradição da religião cristã. Com isso, temos um evento que possui origens tanto de Portugal quanto da Espanha. Além disso, saiba que a igreja católica realiza essa comemoração que dura cerca de 12 dias.

Ao passo que a Folia de Reis visa relembrar a visita que os Reis Magos fizeram para Jesus. Dessa forma, entenda que o período da celebração começa no dia 24 do mês de dezembro.

Enquanto que termina justamente em 6 de janeiro. Sendo que essa é a data precisa na qual eles chegaram a Belém. Por certo, foram dados presentes como ouro, incenso e mirra para celebrar o nascimento de Jesus.

Características da Folia de Reis

O evento acontece no dia 6 de janeiro, onde ocorrem alguns desfiles. Desse modo, alguns grupos conhecidos como Companhias de Reis fazem visitas na região.

Nesse sentido, entenda que eles vão seguindo de casa em casa. Realizando diversas atividades, tais como:

  • Tocar músicas;
  • Danças;
  • Entre outras.

Assim, a Folia de Reis consiste em uma celebração especificamente religiosa. Vale lembrar que os presépios, adornos e todas as decorações são removidas. Visto que o período dos 12 dias termina justamente nesta data.

Por certo, saiba que cada grupo da folia conta com um mestre e um embaixador. Além de um contramestre, os 3 reis magos, alguns palhaços, alferes e foliões.

Enquanto que a população pode assistir ao desfile que são realizados nas ruas. De fato, as fantasias utilizadas são coloridas e são muitos os instrumentos musicais. Por fim, a Folia de Reis conta com bandeiras e estandartes para cada grupo. E no término da festa é realizada uma missa. Decerto, ainda é possível encontrar algumas barracas com comidas típicas. Realmente esse é um evento muito legal que temos no Brasil.

Veja também:

Não sabe para onde ir no ano novo? Conheça Campos do Jordão, em SP!

Festival de Parintins: conheça o maior desfile folclórico

Virada Cultural de São Paulo: a cidade que nunca para 

Festa Junina: tradicional e popular. Conheça mais

Quer curtir o ano novo em família? Confira porque você deve ir para Natal, no RN! 

E aí? Já conhecia essas dicas ou tem alguma que você conhece que a gente não mencionou? Conte pra gente aqui abaixo nos comentários.

Deixe um comentário