You are currently viewing Gastronomia em Palmas: 3 lugares que amamos visitar aproveitar para comer
Vista da capital Palmas, Tocantins - Fonte: Flávio André - MTUR- Wikimedia Commons

Gastronomia em Palmas: 3 lugares que amamos visitar aproveitar para comer

Tocantins é um estado novo e Palmas, sua capital, possui uma culinária ampla e misturada com diversos estados. Ela também tem uma grande influência devido a bacia hidrográfica dos rios Araguaia e Tocantins, ou seja, a culinária é fortemente marcada pelos peixes. Vêm ver esses três lugares para você comer bem e experimentar a gastronomia em Palmas!

Gastronomia em Palmas: 3 lugares que amamos visitar aproveitar para comer - Vista da capital Palmas, Tocantins
Vista da capital Palmas, Tocantins – Fonte: Flávio André – MTUR- Wikimedia Commons

1– Chambari Caipira

A primeira opção é o Chambari Caipira que é um local aberto e sem ar condicionado. Palmas é uma cidade bem quente, então tomar cuidado com o sol para não passar mal comendo é importante. Preste atenção nesse detalhe!

O prato vem montado e você escolhe o que vai comer entre as opções que são, por exemplo, Chambari, bucho com Mocotó, bife acebolado, feijoada e almôndega com fritas.

2- Feira 304 Sul

Ela acontece à noite, no Plano Diretor Sul e é neste endereço onde os moradores de Palmas compram legumes, verduras e queijos. Por ser uma feira bem popular, você vai encontrar sucos feitos na hora, tapiocas, pastéis, caldos e outras delícias regionais.

Algo bem peculiar e que vale a pena a experiência é o pastel de frango com pequi que você não pode sair de lá sem comer! São diversas alternativas de comidas que você vai adorar.

3- Peixe no Leite do Coco Babaçu

Para se entender melhor esse prato, vamos a uma explicação do que é usado. O babaçu é uma palmeira encontrada principalmente no cerrado, na região central do Brasil. Dele se aproveita de tudo só para exemplificar, das folhas se faz armação de coberturas para casas.

Do coco também se aproveita tudo: da parte externa, se faz xaxim, adubo orgânico, por exemplo. Da amêndoa, vem o óleo de babaçu usado na culinária.

O prato principal é a Caldeirada Graciosa, que é o filé de peixe Pirarucu e camarão no leite de coco babaçu.

Veja também:

Conhecer o Jalapão é obrigatório em sua lista de viagens!

Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte

3 rotas para viajar de carro na região Norte

Clique e descubra 3 dicas de onde ficar em Palmas,TO

Confira 3 pratos típicos do Tocantins que não podem faltar na sua próxima viagem

E aí, qual vai ser o primeiro prato que você vai experimentar na gastronomia de Palmas? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário