You are currently viewing Goiânia é a capital do Cerrado: conheça mais:
Monumento em Goiânia - Fonte: romilsondequeiroz - Pixabay

Goiânia é a capital do Cerrado: conheça mais:

Em primeiro lugar, é conhecida como a “capital do serrado”. Goiânia, capital de Goiás no Centro Oeste, é uma bela cidade para visitar. Portanto se você tem vontade de saber um pouco mais antes de fazer sua viagem, veja abaixo por que Goiânia é a capital do cerrado.

Goiânia é a capital do Cerrado: conheça mais: Monumento em Goiânia
Monumento em Goiânia – Fonte: romilsondequeiroz – Pixabay

1– A origem do nome

Para escolher o nome da cidade, o jornal “O Social da Cidade de Goiás” promoveu, em outubro de 1933, o concurso “Como se deve chamar a Nova Capital?”.

O nome vencedor foi Petrônia, sugerido em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, fundador da cidade; aos imperadores do Brasil Dom Pedro I e Dom Pedro II; e a Pedro, discípulo de Jesus e fundador da Igreja Católica. 

Mas Pedro Ludovico, que na época era governador do Estado de Goiás, não gostou da sugestão e escolheu “Goiânia“.

2- A música

Apesar de ser conhecida como a terra do sertanejo, Goiânia também é a cidade do rock independente e até da música erudita. Por essa você não esperava, certo?

A capital, inclusive, conta com artistas indicados ao Grammy Latino, como a banda Boogarins. A banda Carne Doce também é nacionalmente conhecida.

3- Patrimônio Histórico Nacional

Goiânia tem 21 bens tombados pelo IPHAN. Dentre eles estão o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas. 

Alguns prédios da cidade, construídos entre as décadas de 40 e 50, foram tombados pelo IPHAN como patrimônio nacional por sua relevância histórica e arquitetônica, pelo estilo Art Déco.

Veja também:

Clique e descubra: 3 super curiosidades sobre Goiás

O que fazer no Distrito Federal? Clique e confira 3 dicas incríveis!

Visitando Goiânia? Clique e confira 3 dicas incríveis!

Curiosidades sobre o Distrito Federal que você ainda não conhece

O que fazer em Brasília? Clique e confira 3 dicas incríveis

Por fim, e aí, você gostou de descobrir esses fatos da cidade de Goiânia? Então conte pra gente nos comentários qual gostou mais e o que mais você quer saber!

Deixe um comentário