You are currently viewing Igrejas históricas na Cidade de Goiás que todo viajante ama visitar
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Cidade de Goiás - Fonte: Jackson Oliveira – Wikimedia Commons

Igrejas históricas na Cidade de Goiás que todo viajante ama visitar

Para quem está indo para a Cidade de Goiás, vale muito a pena, por exemplo, fazer um passeio por seus monumentos. Entre eles estão as igrejas. Então veja essa lista de três igrejas históricas na Cidade de Goiás

Igrejas históricas na Cidade de Goiás que todo viajante ama visitar - Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Cidade de Goiás
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Cidade de Goiás – Fonte: Jackson Oliveira – Wikimedia Commons

1– Igreja de Sant’Ana

Em primeiro lugar, entre as igrejas do Centro Histórico de Goiás, está a Igreja de Sant’Ana. Ou seja, a Catedral da cidade de Goiás. Sua construção começou em 1743, por ordem do ouvidor geral Manoel Antunes da Fonseca. 

Entretanto após demolições e reconstruções ao longo dos séculos 18 e 19, em 1929, surgiu um projeto assinado pelo arquiteto carioca Gastão Bahiana. Porém, com a crise financeira desse período, a obra nunca foi acabada. 

Mesmo assim, pela história do local, a partir de 1967, foi aberta ao público. Assim sendo quando recebeu acabamento e vitrais nas janelas, tornando-se a maior igreja do centro histórico.

2- Igreja de Santa Bárbara

Das igrejas do Centro Histórico de Goiás, a de Santa Bárbara foi construída sobre um outeiro (quase um morro). Assim sendo junto a uma das saídas do município. Além disso ela é a mais distante do centro histórico. 

Porém, oferece lá do alto uma bela vista da região, com a cidade sendo contornada pela Serra Dourada. Sua construção começou em 1775, e a primeira missa foi realizada em 1780. Foi uma das últimas igrejas erguidas na antiga Vila Boa e a única construída em pedra sabão.

3- Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída no início do século 18 pelo secretário de Governo, Diogo Luiz Peleja, o local foi cedido à Confraria de São Benedito dos Crioulos que passou a ocupá-la em 1786. 

Dentre os demais, é o edifício que apresenta solução mais complexa de planta na cidade, com o uso de uma nave octogonal e arcos característicos da arquitetura portuguesa.

Veja também:

Viajar sozinho no Centro Oeste: Clique e descubra 3 lugares imperdíveis

Viagem a 2 em Goiás: Veja aqui 3 belas opções para fazer em casal

Hospedar em Goiás Velho: Veja aqui 3 lugares maravilhosos

Trindade a Capital da Fé: Veja aqui 3 dicas de como aproveitar sua viagem

Fotografar em Goiânia: Veja aqui 3 lugares incríveis para fazer fotos incríveis

Por fim, conta nos comentários o que achou dessas igrejas históricas na Cidade de Goiás.

Deixe um comentário