Em primeiro lugar, em todos os estados do Brasil existe uma comida mais emblemática que ajuda a contar a história daquela população. No norte, diversas comidas típicas fazem da região um lugar único e delicioso! Veja essas 3 dicas que você deve experimentar!
1– Pato no tucupi
O tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca, que é cozida durante uma semana. Ele é muito usado na culinária da região.
O prato é formado por pato, tucupi e jambu e o pato, depois de assado, é cortado em pedaços e fervido no tucupi, onde fica de molho por algum tempo. Apor ferver o jambu, coloca-se em água com sal, escorre e por fim vai sobre o pato.
2- Maniçoba
Comumente chamada de “feijoada paraense”, essa comida tradicional tem raízes indígenas. Por exemplo, leva em sua composição as folhas da mandioca brava (cozida por cerca de três dias), carne de porco e de boi.
Os acompanhamentos mais populares são arroz, pimenta e farinha de mandioca.
3- Tacacá
O terceiro prato bem típico desta parte do país é o Tacacá, que vem dos indígenas. Além disso, este caldo é feito a partir de tapioca, camarão, pimenta, jambu e tucupi e é item muito presente na maioria dos restaurantes do Norte.
Normalmente, você vai encontrar ele sendo vendido pelas “tacacazeiras”, geralmente ao entardecer, na esquina das principais ruas das cidades paraenses, sobretudo Belém.
Veja também:
Confira 3 pratos típicos do Tocantins que não podem faltar na sua próxima viagem
Aventura em São Paulo: Confira essas três dicas para os amantes de emoções fortes!
Amazônia de barco: Uma viagem incrível. Clique e Veja mais
3 lugares incríveis para relaxar em São Paulo! Clique e Veja
Oktoberfest no Brasil: clique e conheça maior festa Alemã do Brasil
O turismo gastronômico é uma deliciosa forma de se conhecer também a cultura de um local. Então, na sua próxima viagem ao Norte, não deixe de experimentar essas comidas típicas da região!
E ai, qual dessas dicas gostou mais? Deixa nos comentários!