You are currently viewing Melhores pratos típicos do Mato Grosso do Sul. Veja aqui
Peixes do Mato Grosso do Sul - Fonte: BRASIL AQUA – Wikimedia Commons

Melhores pratos típicos do Mato Grosso do Sul. Veja aqui

Se você está planejando uma viagem ao Mato Grosso do Sul, você não pode deixar de conhecer a parte da culinária desse estado. Com uma riqueza de ingredientes e sabores, você vai viver uma experiência única ao provar essas delícias. Veja aqui, os melhores pratos típicos do Mato Grosso do Sul que separamos para você!

Melhores pratos típicos do Mato Grosso do Sul. Veja aqui - Peixes do Mato Grosso do Sul
Peixes do Mato Grosso do Sul – Fonte: BRASIL AQUA – Wikimedia Commons

1– Pintado à urucum

O urucum é uma semente que, de coloração vermelha, consegue colorir qualquer prato. Esse prato foi criado no Pantanal há mais de 40 anos e agrega o filé de pintado, um peixe muito “nosso”, e é apreciado também na região de Corumbá e Ladário. 

Os filés são empanados no trigo, fritos, e servidos em um molho à base de urucum, leite de coco e tomates, com queijo para gratinar.

2- Chipa

Outro prato que marca a culinária sul-mato-grossense é a chipa. 

Típica da cozinha argentina e do vizinho Paraguai, a chipa é baseada em ovos, polvilho doce e queijo, sendo marca registrada de outra cultura muito forte no Estado, com fortes traços históricos na música, política e até rivalidade – vale lembrar que Brasil e Paraguai já estiveram em guerra.

3- Quebra-torto

Primordialmente, o quebra-torno é o café da manhã tipicamente pantaneiro. Apesar de os seus ingredientes serem mais comuns em um almoço bem-servido. Pois ele é composto por arroz carreteiro, ovos e farofa.

Surpreendentemente, o prato faz todo sentido quando você está imerso no contexto pantaneiro. Certamente você vai encontrá-lo ao visitar as fazendas da região. Claro, é um prato típico de Mato Grosso do Sul que você precisa experimentar.

Inclusive, o quebra-torto é servido com mais requinte e variedades de pratos, em hotéis e pousadas de Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

Veja também:

Clique e conheça 3 festas populares no Mato Grosso do Sul

O que fazer no Mato Grosso do Sul? Clique e confira 3 dicas incríveis!

O que fazer em Campo Grande? Veja essas 3 dicas incríveis

Descubra 3 super curiosidades sobre Campo Grande

Mato Grosso do Sul é surpreendente. Conheça mais!

Por fim, e aí, já ficou com fome? Conta pra gente nos comentários qual dos melhores pratos típicos do Mato Grosso do Sul você gostou mais.

Deixe um comentário