You are currently viewing Parques Ecológicos em SP que protegem a Biodiversidade – parte 7
Cachoeira do Parque - Fonte: Myriams-Fotos – Pixabay

Parques Ecológicos em SP que protegem a Biodiversidade – parte 7

A cidade de São Paulo conta com diversos parques que protegem a biodiversidade. Desse modo, saiba que eles podem ser visitados e trazem um contato maior com a natureza. Então continue a leitura para conhecer 3 destes lugares que temos no estado.

Parques Ecológicos na cidade de São Paulo – parte 7 - Cachoeira do Parque
Cachoeira do Parque – Fonte: Myriams-Fotos – Pixabay

Parque Mananciais de Campos do Jordão

Presente em Campos do Jordão, esse parque ecológico abriu suas portas em 1.993. Com isso, ele conta com uma área extensa com 502 hectares. E tem como destaque principal a Represa do Salto.

Pois, a mesma é responsável pelo abastecimento de cerca de 30% da cidade. Enquanto que são muitas as plantas disponíveis, incluindo vários Pinus. Ao passo que há muita flora e fauna para os visitantes apreciarem.

Vale destacar que a biodiversidade são nativas da própria região. Para quem quiser fazer uma visita, ele funciona das 8 horas até as 17:30 da noite. Somente nas quartas-feiras é que o lugar não permite a entrada de turistas.

Parque Jurupará

O Parque Jurupará foi inaugurado em meados de 1.992. Assim, ele apresenta uma área com 26 mil hectares em sua composição. Ficando em Ibiúna e também no município de Piedade.

Por certo, saiba que aqui são preservadas várias espécies e ecossistemas. De tal forma que se torna possível até mesmo fazer pesquisas. Já as trilhas possibilitam vislumbrar os animais, confira alguns deles:

  • Anta;
  • Garças;
  • Cachorro-do-mato;
  • Raposa;
  • Preguiça;
  • Entre muitos outros.

Com toda a certeza, esse é um passeio que você irá gostar muito. Visto que o lugar é recheado de atrações. Contando com uma grande biodiversidade tanto de plantas quanto dos próprios animais.

Parque Itaberaba

Fundado em 2.010, o Parque Itaberaba está entre a Serra da Mantiqueira e da Cantareira. Nesse sentido, entenda que ele tem 15 mil hectares e fica incluso em diversos municípios.

Veja também:

Parques Ecológicos na cidade de São Paulo – parte 4

Parques Ecológicos na cidade de São Paulo – parte 1

Confira as principais atrações da Lagoinha do Leste, SC!

Zoo Safari da cidade de São Paulo

Bate-e-volta: Viajar de carro saindo de São Paulo – parte 3

No caso, temos Guarulhos, Santa Isabel, Arujá, Mairiporã e Nazaré Paulista. E a preservação da Mata Atlântica é um dos destaques do parque. Onde estão até mesmo vários animais ameaçados de extinção. Por fim, saiba que o ambiente ainda protege as bacias hidrográficas.

Deixe um comentário