Localizada entre Belém e Manaus, Santarém é uma das maiores e mais importantes cidades do oeste do Pará. Com cerca de 300 mil habitantes, é cercada por grandes rios (Amazonas e Tapajós) e pela mágica Floresta Amazônica. Veja esses três motivos para arrumar suas malas direto para lá!
1– Visitar o Mercadão 2000
Como em todas as cidades do Brasil, Santarém tem um mercadão bem típico do lugar. Assim é um dos lugares perfeitos para você já ter uma bela amostra de como é a cidade.
Assim como o famoso Ver-o-Peso em Belém, o Mercadão 2000 é dividido por setores: frutas e verduras, farinhas, e peixes únicos, que você só encontra na região amazônica.
Os produtos mais tradicionais da cidade são, por exemplo: o jambu fresco, as diferentes farinhas, o feijão manteiguinha de Santarém, a castanha do Brasil. Além disso, deliciosos molhos de pimenta com tucupi, caldo amarelado extraído da raiz da mandioca brava e fermentado de 3 a 5 dias.
2- O boto na Feira do Pescado
Quase em frente ao Mercadão 2000, você vai encontrar a Feira do Pescado. Um local excelente para conhecer os peixes tapajônicos, alguns deles exclusivos dessa região, e também para observar os botos, que sempre estão à espreita da margem para comer os peixes que sobram da venda.
3- Artesanato das regiões do Tapajós
Outro ótimo motivo para conhecer Santarém é visitar o Centro de Artesanato Cristo Rei. Assim poderá comprar peças de artesanato de todas as regiões do Tapajós.
Nesse mercado é possível encontrar o artesanato local que é feito pelos índios da cidade e do estado. Ou seja, artesanatos dos indígenas tapajós sendo mais encantador que o outro. Além disso suas artes dizem muito sobre a cultura indígena, a arte na cerâmica é um marco cultural muito apreciada pelos visitantes.
Veja também:
Clique e confira 3 comidas típicas do norte brasileiro
Veja os 3 lugares mais famosos da Região Norte
Clique e descubra 3 dicas de onde ficar em Palmas,TO
Veja estas 3 festas religiosas da Região Norte
Descubra 3 curiosidades do estado do Amazonas
Por fim, já está com a mala pronta para Santarém? Então conta pra gente nos comentários qual é o primeiro lugar que você visitar!