Quando ouvimos falar sobre o Afeganistão, na maioria das vezes, nos lembramos apenas das guerras históricas, por exemplo, mas apesar disso, o Afeganistão contém uma enorme diversidade cultural e gastronômica. Assim, para desmistificar um pouco desse país, te mostramos aqui três curiosidades sobre o Afeganistão.

1– Nawroz, o famoso ano novo afegão
O ano novo no Afeganistão se chama Nawroz, e é celebrado no dia 21 de março. A princípio, a festa tem como principal local de comemoração a cidade de Mazar-e-Sharip.
É um hábito cultural local durante a celebração homens fortes levantarem uma bandeira islâmica bem grande para anunciar a chegada do novo ano. Assim, se levantarem a bandeira com facilidade em um movimento “suave”, significa que o próximo ano será bom.
2- Recitais às quintas-feiras
Poesia é uma parte importante da cultura do Afeganistão e é bastante cultuada nas ruas há séculos. Principalmente na cidade de Herat, as mulheres, os homens e as crianças reservam as noites de quinta-feira para recitar versos de poetas antigos ou contemporâneos do país.
3- Apenas 5% das mulheres sabem ler e escrever
Em plenos anos 40 e 50, a sociedade afegã tinha uma cultura mais aberta e livre do que nos dias de hoje. Desse modo, as mulheres islâmicas podiam sair com as roupas que quisessem, podiam dirigir, estudar, e se formar em algumas profissões.
Assim, eram tratadas como damas em total e absoluto respeito. Mas, depois do regime Talibã, a vida e direitos das mulheres mudaram completamente de rumo.
As mulheres só recebem um nome anos depois de nascerem e ainda precisam mantê-lo em segredo até a morte.
Veja também:
Três pratos típicos deliciosos da Índia!
Três curiosidades interessantes sobre a Índia!
Três lugares impressionantes para visitar no Afeganistão
Virada de ano em Dubai? Veja como aproveitar esse destino!
Réveillon em Las Vegas: Saiba como curtir!
Por fim, conta pra gente aqui nos comentários o que você achou dessas super curiosidades sobre o Afeganistão. Já sabia alguma delas?