You are currently viewing Veja 3 festas populares no Mato Grosso para você conhecer
Museu em Mato Grosso - Fonte: MKBRA – Wikimedia Commons

Veja 3 festas populares no Mato Grosso para você conhecer

Além de sua beleza proveniente da natureza exuberante, o Mato Grosso também tem uma beleza cultural através de suas festas populares. Leia esse texto até o fim e descubra três festas populares no Mato Grosso

Veja 3 festas populares no Mato Grosso para você conhecer - Museu em Mato Grosso.
Museu em Mato Grosso – Fonte: MKBRA – Wikimedia Commons

1– Cururu

Uma das mais expressivas manifestações culturais de Mato Grosso, o Cururu é um folguedo popular autêntico, dos mais antigos de Cuiabá. Podendo se apresentar como roda de cantoria e dança e que é realizado tanto em festas religiosas, como profanas.

Consiste em, no mínimo, dois cantores, sempre homens, um tocando viola de cocho e o outro o ganzá, ou os dois tocando viola. Mas nem sempre o cururu é cantoria. 

Há quem o pratique, até os dias atuais, em forma de “porfia”, ou seja, desafio, quando o cantor faz perguntas a um dos companheiros, desafiando seus conhecimentos em algum tema, geralmente bíblico.

2- Festa de São Benedito

Na cidade de Cuiabá, considerada como uma das festas religiosas mais tradicionais e populares do Estado, é a festa de São Benedito, que tem duração em torno de 30 dias, desde a peregrinação da bandeira até a festa que ocorre no mês de julho. 

É uma tradição que já existe desde o ano de 1897. À época só participavam dessa festa as famílias mais ricas, pois eram elas que mantinham a igreja e a festa.

3- Congo e Chorado

Além da marcante religiosidade, a festança também é caracterizada pelas apresentações de danças do Congo e do Chorado. Elas surgiram em Vila Bela da Santíssima Trindade a partir da chegada dos Capitães Generais. O Chorado é uma dança apresentada apenas por mulheres.

A dança do Congo é uma encenação com reis e embaixadores representados por dois reinos. Assim eles travam uma luta pelo poder. A dança manifesta ainda a resistência dos negros que ficaram no município mesmo com a transferência da Capital para Cuiabá. Além disso homenageia santos da região.

Veja também:

3 super curiosidades sobre Cuiabá: Clique e descubra

Lugares incríveis para curtir em Mato Grosso? Clique confira

Curiosidades sobre o Mato Grosso. Clique e descubra

Mato Grosso: 3 lugares que você precisa conhecer

O que fazer em Cuiabá? Clique e confira 3 dicas incríveis

Por fim, gostou dessas dicas? Então conte pra gente nos comentários qual festa você vai fazer primeiro!

Deixe um comentário