You are currently viewing Virada Cultural de São Paulo: a cidade que nunca para
Centro de São Paulo - Foto: Lteixeira - Pixabay

Virada Cultural de São Paulo: a cidade que nunca para

A virada cultural é uma festa popular que ocorre anualmente na cidade de São Paulo. Dessa forma, saiba que são diversas atrações para pessoas das mais diversas idades. Então é sobre isso que vamos falar neste artigo a respeito do tema.

Virada Cultural de São Paulo: a cidade que nunca para - Centro de São Paulo
Centro de São Paulo – Foto: Lteixeira – Pixabay

O que é a Virada Cultural?

Esse evento acontece no estado de São Paulo e reflete o comportamento da cidade. Já que o local está sempre em movimento e em constante dinamismo. Dessa maneira, a prefeitura realiza a Virada Cultural.

Que consiste em uma comemoração com milhares de pessoas do Brasil. Sendo que são muitas as atrações musicais ao longo de 24 horas contínuas. Além disso, estão inclusas as danças, manifestações populares e as artes.

Como resultado disso, a virada cultural obteve algumas parcerias. Incluindo o SESC e o próprio Governo do estado de São Paulo. Por certo, o objetivo é unir as pessoas e melhorar a convivência nos espaços públicos.

Características da Virada Cultural

Criada em meados de 2005, a virada cultural paulista é gratuita. Desse modo, saiba que o objetivo é trazer várias atrações tanto culturais quanto artísticas para o público.

De tal forma que são 24 horas ininterruptas de show e eventos. De fato, o mês de maio é o escolhido para sediar anualmente o evento. Assim, são muitas danças, teatros e show de famosos durante a comemoração.

Confira algumas das características principais da virada cultural:

  • Ocupação do centro de São Paulo;
  • Incentivar ainda mais o convívio entre as pessoas;
  • Mesclar todas as classes utilizando a cultura;
  • Vários gêneros musicais.

Recentemente em 2019 o evento teve a participação de 5 milhões de pessoas. Demonstrando que essa comemoração é um verdadeiro sucesso. Alguns dos artistas que já pisaram no palco são:

  • Anitta;
  • Zeca Baleiro;
  • Criolo;
  • Caetano Veloso;
  • Emicida;
  • Entre outros.

Portanto, a virada cultural é um grande acontecimento anual realizado em São Paulo. Embora a pandemia tenha dificultado bastante, é possível que essa festa volte a ocorrer novamente.

Veja também:

Festa Junina: tradicional e popular. Conheça mais 

Quer curtir o ano novo em família? Confira porque você deve ir para Natal, no RN! 

Carnaval: A Festa mais Popular do Brasil. Veja mais

Saiba porque você deve passar a virada do ano em Chapada dos Veadeiros, GO!

As 10 principais festas populares do Brasil. Veja aqui.

E aí? Já conhecia essas dicas ou tem alguma que você conhece que a gente não mencionou? Conte pra gente aqui abaixo nos comentários.

Deixe um comentário