Curiosidades sobre o Amapá que encantam qualquer viajante

É muito importante conhecer bem sobre nosso próprio país e, uma forma fácil e até divertida de se fazer isso é pelas curiosidades de um lugar em específico. Se você gosta de aprender sobre os estados do Brasil não deixe de ler esse artigo até o final para você aprender essas três curiosidades sobre o Amapá!

Curiosidades sobre o Amapá que encantam qualquer viajante - Floresta Nacional do Amapá
Floresta Nacional do Amapá – Fonte: César Favacho- Wikimeia Commons

1– A bandeira da capital

Tanto a bandeira quanto o brasão da cidade de Macapá possuem uma representação da Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1764. 

Ele também é representado pela forma geométrica parecida com uma estrela na bandeira do Amapá. Sua principal função era proteger o território das invasões francesas.

2- A cidade mais ao norte

A cidade mais ao norte do Brasil é Oiapoque, no Amapá. Ela faz divisa, por exemplo, com a Guiana Francesa e o oceano Atlântico. Possui em torno de 24 mil habitantes que vivem numa área 21 vezes maior do que a da cidade de São Paulo, no estado de mesmo nome.

Separada da cidade de Saint George pelo rio Oiapoque, o município de Oiapoque possui forte influência da Guiana Francesa (ou mais propriamente da França). Muitos habitantes misturam o português com o francês, criando um modo de falar peculiar.

3- Meio ambiente

O Amapá abriga, por exemplo, o maior parque ambiental do país. Chamado de Montanhas do Tumucumaque. em outras palavras, ele ocupa quase metade do território do estado. Além disso, em parte devido ao relevo acidentado, o Amapá possui quase todos os biomas brasileiros. Sendo, por exemplo: cerrado, floresta tropical densa, campos inundáveis e mangue.

Veja também:

Curiosidades sobre o Amapá que surpreendem todos os viajantes

Pontos turísticos em Macapá que todo viajante ama conhecer

3 parques ecológicos no Amapá que todo amante de viagem deve conhecer agora

Lugares no Amapá que nos deixaram surpresos durante a viagem

Então, com essas informações com certeza você vai fazer seus passeios mais facilmente. Assim, anote essas dicas para quando for fazer sua próxima viagem ao estado do Amapá, certo?

Por fim, conta aqui pra gente nos comentários o que você achou dessas curiosidades sobre o Amapá e o que mais te interessou!