Curiosidades interessantes sobre o Pará que deixam todos os visitantes apaixonados pelo estado

Conhecido por ser o segundo maior estado do Brasil, de área territorial maior do que toda a região sudeste do país, o Pará é um lugar rico em maravilhas naturais e culturais. Quer conhecer um pouco mais desse fascinante estado? Então, continue lendo esse texto e descubra três curiosidades interessantes sobre o Pará!

Curiosidades interessantes sobre o Pará que deixam todos os visitantes apaixonados pelo estado - Praia no Pará
Praia no Pará – Fonte: Ana Vila-Concejo – Wikimedia Commons

1– Tacacá e jambu

O tacacá é um dos pratos mais famosos do Pará, também consumido em outros Estados da região. Basicamente, é um caldo feito a partir da goma da mandioca e pimenta, chamado de tucupi, que leva camarão e o famoso jambu, uma erva típica da região que causa um formigamento nos lábios.

O jambu também é usado para dar coloração a algumas cachaças. 

2- Alter do Chão

No passado, o jornal The Guardian considerou a praia de Alter do Chão como a mais bonita do Brasil. Localizada nas margens do Rio Tapajós, a região serve como lar para uma aldeia de pescadores, próximo ao município de Santarém. 

As agências de turismo dizem que o melhor mês para se viajar para lá é entre agosto e setembro, quando o volume da água diminui e bancos de areia se formam no local.

3- Estações do ano

No Pará, assim como em toda a região Norte, só existem duas estações: o verão e o inverno. Ou seja, no verão, as chuvas se tornam escassas e no inverno, abundantes. 

Assim, quando um paraense ou qualquer outro habitante do Norte disser que é inverno em sua cidade, está insinuando que é a época das chuvas.

O clima paraense é equatorial. Ou seja, com chuvas abundantes e temperaturas médias anuais entre 24º e 26º Celsius. Assim, no auge do calor, a temperatura pode ultrapassar os 40º Celsius em Belém.

Veja também:

Gastronomia em Belém do Pará: 3 lugares para os viajantes que gostam de comer bem

3 lugares apaixonantes em Belém do Pará que todo viajante precisa visitar pelo menos uma vez

Bairros em Belém que são uma maravilha para todo viajante se hospedar

Santarém é de apaixonar! E essas 3 motivos vão encantar você

Lugares pertinho de Belém: 3 passeios bate-e-volta que nos deixaram encantados

Então conte pra gente nos comentários o que você achou dessas curiosidades interessantes sobre o Pará.