Curiosidades sobre o Amazonas que surpreendem e encantam quem viaja para lá

O Estado do Amazonas reúne algumas das principais paisagens naturais do Brasil e do mundo, como Amazônia, Bacia Amazônica e Pico da Neblina. Esse lugar tem uma importância gigantesca para o Brasil e se você quiser saber mais sobre ele, leia aqui essas três curiosidades sobre o Amazonas!

Curiosidades sobre o Amazonas que surpreendem e encantam quem viaja para lá - Navegação Rio Amazonas
Navegação Rio Amazonas – Fonte: deltreehd- Pixabay

1– Tamanho territorial

O estado do Amazonas é o maior do Brasil, com uma área de 1,55 km ². Em outras palavras, corresponde a uma divisão territorial maior que Alemanha, França, Reino Unido e Japão. 

Além disso é lar da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Ainda assim também abriga o maior rio do mundo, Amazonas e a maior montanha do país, o Pico da Neblina.

2- Solo fértil

O Amazonas é um dos grandes produtores da borracha, em todo o mundo. Do seu solo também saem a castanha-do-pará, o cacau, o guaraná natural, mandioca, milho e feijão, além de muitos outros alimentos. 

Além disso, o estado comporta a maior diversidade de frutas de todo o mundo, e, entre as mais conhecidas, estão o açaí, cupuaçu e a graviola. Elas são usadas tanto na culinária nacional e vem ganhando espaço nos grandes restaurantes internacionais!

3- Festa tradicional

O estado também é casa de uma das maiores e mais tradicionais festas do país. Ou seja, o Festival de Parintins. Realizado na cidade de mesmo nome, assim apresenta os bois Garantido (representado pela cor vermelha) e Caprichoso (representado pela cor azul). 

Ao todo, a festa dura três dias. Portanto misturando elementos de cultura ribeirinha e indígena, com outras tradições locais. Além disso a festa de Parintins serve de inspiração para as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo devido sua grandeza e inovações. 

Veja também:

Amazônia de barco: Uma viagem incrível. Clique e Veja mais

Lugares no Amapá que nos deixaram surpresos durante a viagem

Fatos sobre Rondônia que deixam todo viajante de boca aberta

Temporada no Acre: a melhor época para visitar todas as belezas do estado

História e curiosidades do Pará que deixam todo visitante apaixonado pelo estado

Por fim, e aí, o que achou dessas curiosidades sobre o Amazonas? Então conta pra gente nos comentários do que mais se interessou!