Festivais populares em Veneza para conhecer e participar esse ano

O carnaval de Veneza é um dos eventos mais conhecidos da cidade e que atrai mais turistas, porém não é a única festa que acontece por lá. Confira aqui esses três festivais populares em Veneza que vão te surpreender!

Festivais populares em Veneza para conhecer e participar esse ano - Carnaval de Veneza
Carnaval de Veneza – Fonte: Frank Kovalchek – Wikimedia Commons

1– Carnaval de Veneza

O Carnaval veneziano, como o nosso, é uma festa móvel que termina na “terça-feira gorda”. Porém, ao contrário da festa brasileira, dura muitos dias e ocorre em pleno inverno. 

O evento, realizado todos os anos há séculos, é vivido intensamente pela população, que sai às ruas usando as tradicionais máscaras inspiradas em personagens folclóricos, principalmente os da Commedia dell’Arte, como o Arlequim, a Colombina, o Polichinelo e o Balanzone. 

As máscaras são feitas de gesso e papel-maché; as mais finas e caras podem ter detalhes em prata ou ouro. Os foliões mais decididos usam, além das máscaras, ricas fantasias.

2- Regata da Befana

Enquanto no Brasil, comemoramos o dia de Reis (os três reis magos), na Itália é comemorado o dia da Befana. 

Ela seria uma velhinha (ou bruxa) que, como a fada do dente, passa para ver se as crianças se comportaram bem durante o ano anterior. Se sim, ganham doces, do contrário, ganham carvão. 

Em Veneza, neste dia, acontece a Regata da Befana, que é quando homens vestidos de velhinhas disputam uma corrida de barco no Grande Canal.

3- Festa del Redentore

A Festa del Redentore, que tem sua origem no século XVI, como agradecimento pelo fim da peste que matou mais de 50 mil venezianos, acontece no terceiro sábado de julho, com desfile de barcos decorados e muitos fogos de artifício. 

As ruas, pontes,campos e praças ficam lotadas de venezianos e turistas, uma vez que o evento ocorre ainda no mês de julho, durante a alta estação e atrai gente do mundo todo.

Veja também:

Dicas do que fazer em Santorini, a ilha que é puro Charme e glamour

3 pontos turísticos em Cancún que encantam qualquer visitante de tão exuberantes

Curiosidades sobre o México que você ninguém imaginava!

Cidades turísticas em Roraima para conhecer nas suas viagens ainda essa ano

3 Cidades turísticas no Tocantins que todo viajante precisa conhecer ainda esse ano

Por fim, deixa nos comentários o que achou desses festivais populares em Veneza.