Patrimônios da Humanidade no Brasil que todo brasileiro precisa visitar pelo menos uma vez na vida

Esses patrimônios considerados de extrema importância, seja por seu valor histórico, cultural ou natural, merecem toda a atenção e dedicação para se manterem vivos a todos. Veja esses lugares que são Patrimônios da Humanidade no Brasil, pela UNESCO, que você tem que visitar!

Patrimônios da Humanidade no Brasil que todo brasileiro precisa visitar pelo menos uma vez na vida - Missões Jesuítas dos Guaranis - Missões Jesuítas dos Guaranis
Missões Jesuítas dos Guaranis – Fonte: Germano Roberto Schüür – Wikimedia Commons

1– Brasília | Patrimônio Cultural Inscrito em 1987

A capital do nosso país, Brasília, foi inscrita na lista da UNESCO em 1987 por representar um grande marco na história do planejamento urbano. 

Os responsáveis pelo projeto, Lucio Costa, planejador urbano, e Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil, pensaram em cada detalhe, desde as fachadas residenciais e dos prédios administrativos até a simetria entre os edifícios, tudo isso de forma inovadora e criativa.

2- Centro Histórico de Salvador | Patrimônio Cultural Inscrito em 1985

Por ter sido a primeira capital do Brasil, Salvador testemunhou uma grande mistura das culturas européias, africanas e indígenas. 

Hoje, a cidade ainda mantém, em seu centro histórico, belos edifícios da Renascença e coloridas fachadas que alegram quem passa pelas ruas de pedra. 

Por sua história e por ter preservado muitas de suas estruturas, o Centro Histórico de Salvador foi incluído na lista em 1985.

3- Missões Jesuítas dos Guaranis | Patrimônio Cultural Inscrito em 1983 e 1984

O Brasil divide esse patrimônio com a Argentina. Ao todo são cinco ruínas de Missões Jesuítas dos Guaranis espalhadas em meio a florestas tropicais inscritas na lista da UNESCO. 

Das cinco, apenas uma fica no Brasil, as ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, construída em meio às terras guaranis para catequizá-los. Sua importância histórica e seus restos impressionantes as tornam de extrema importância. 

Cada uma tem uma estrutura e um estado de conservação diferentes.

Veja também:

Hospedagens em Fernando de Noronha para conhecer na sua próxima viagem

3 Cidades turísticas no Tocantins que todo viajante precisa conhecer ainda esse ano

Praias mais bonitas do Brasil: veja quais delas vão deixar você de boca aberta

Mochilão no Brasil: Descubra aqui 3 rotas para fazer ainda esse ano e aproveitar o melhor de cada lugar

3 praias desertas no Brasil para relaxar com tranquilidade

Por fim, você já conhecia algum desses lugares que são Patrimônios da Humanidade no Brasil? Qual deles você quer visitar primeiro? Conte pra gente nos comentários.