3 Pratos típicos de Lisboa para você experimentar quando estiver passeando pela capital portuguesa!

Na cidade de Lisboa nasceram várias receitas que hoje são famosas em todo o país. Conheça esses 3 pratos típicos de Lisboa que você não vai se arrepender em experimentar e vai querer repetir!

3 Pratos típicos de Lisboa para você experimentar quando estiver passeando pela capital portuguesa! - Pastel de Nata
Pastel de Nata – Fonte: Addshore – Wikimedia Commons

1– Pastel de Nata

Esse é o clássico dos clássicos. Não há quem passe pela capital sem provar um Pastel de Nata. Ele está presente em todas as pastelarias (como também são chamadas as padarias nos moldes das que conhecemos no Brasil).

O Pastel de Belém não deixa de ser um Pastel de Nata. São, na verdade, os originais. Esse é um doce que nasceu no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. 

No século XIX, com a decadência do Mosteiro pós Revolução Liberal, a receita foi levada a uma confeitaria vizinha – aquela que conhecemos hoje com a própria loja dos Pastéis de Belém.

2- Bacalhau à Brás

Uma das receitas mais populares foi criada por um dono de um pequeno restaurante lisboeta, que acabou por batizar a iguaria com o seu nome: Braz (ou Brás). 

Nesse prato, o bacalhau é desfiado e, depois, misturado com batata palha frita, ovos mexidos, cebola e salsa.

Essa é uma boa sugestão, inclusive, para quem não é muito fã de bacalhau, mas não quer ficar sem experimentar um prato do gênero durante uma viagem a Portugal.

3- Ginjinha

Depois de se esbaldar com um delicioso Bacalhau à Brás, nada melhor do que uma ginjinha. A “regra” lisboeta é clara: tomar um copinho depois das refeições ajuda na digestão.

Os amantes dos licores vão adorar provar essa doce mistura de ginja (um fruto “primo” da cereja), aguardente, açúcar, água e canela. A bebida é servida com ou sem a fruta no fundo do copo e tem 23% de teor alcoólico.

Veja também:

Melhores restaurantes de Braga, Portugal, para colocar na lista da próxima viagem

Onde ficar em Porto para aproveitar bem as próximas férias em Portugal

Pontos turísticos de Portimão, Portugal, que são perfeitos para as férias deste ano

3 pratos típicos de Braga, Portugal, que todo viajante precisa experimentar

Pontos turísticos de Porto, Portugal, que todo viajante ama conhecer

Por fim, não deixe de anotar no seu roteiro esses 3 pratos típicos de Lisboa para você provar todos quando for à capital portuguesa!