Curiosidades sobre o Senegal que vão te surpreender na próxima viagem a África

Localizado no ponto mais ocidental do continente africano, o Senegal é um dos países mais interessantes e que vale a pena a visita. Para tornar sua viagem ainda melhor, separamos três curiosidades sobre o Senegal que vão te surpreender.

Curiosidades sobre o Senegal que vão te surpreender na próxima viagem a África - Pointe des Almadies
Pointe des Almadies – Fonte: Jeff Attaway – Wikimedia Commons

1– Colônia Francesa

O Senegal foi uma colônia francesa até 1960. Nos séculos XVII e XVIII os europeus começaram a exportar escravos, ouro e marfim. O Reino Unido chegou a disputar com a França o controle do local, até desistir em 1814. 

Em 1946 o país passou a ser reconhecido como um território ultramarino da França, dando cidadania francesa a todos os habitantes. Por essa razão, o idioma oficial é o francês. 

2- Lago Rosa

Um dos lugares mais curiosos do Senegal é o lago Retba, talvez o único no mundo cujas águas são cor-de-rosa. A coloração torna-se mais visível nos meses mais secos. 

Por lá existem diversas algas que produzem caroenoides, atingindo maior nível de salinidade do que nos oceanos. É um local quente, possibilitando a liberação de betacaroteno, dando a cor ao lago.

Ela é resultado dos altos níveis de sal na água, que em alguns locais pode chegar a 40%. Assim como no Mar Morto, as pessoas que nele mergulham não afundam.

3- Rali

O país foi durante muito tempo ponto de chegada do rali Paris-Dakar, uma das mais conhecidas disputadas dessa modalidade. 

As ameaças constantes de fundamentalistas islâmicos acabaram contribuindo para que a disputa fosse transferida para a América do Sul, onde é atualmente chamada apenas de Rali Dakar.

Veja também:

Pratos típicos do Egito para experimentar na próxima viagem de férias

3 lugares para visitar no Egito ainda esse ano que vão fazer as férias incríveis

Melhor época para ir ao Egito e aproveitar tudo que esse país incrível tem à oferecer

3 Cidades no Egito para visitar ainda esse ano e aproveitar tudo que as terras do Faraó tem de melhor

3 praias fantásticas no Egito para já colocar na lista das próximas férias

E aí, que tal preparar as malas para uma viagem ao Senegal e viver experiências inesquecíveis?

Por fim, conta pra gente aqui nos comentários o que você achou dessas curiosidades sobre o Senegal que vão te surpreender