3 Comidas típicas da Nicarágua que são incríveis e precisam ser experimentadas por todo viajante

A gastronomia da Nicarágua é única e deliciosa. A cultura de maior influência é a indígena, o que torna o milho e a mandioca os principais alimentos consumidos na região. Quer saber mais? Então veja essas 3 comidas típicas da Nicarágua que dão água na boca!

3 Comidas típicas da Nicarágua que são incríveis e precisam ser experimentadas por todo viajante - Gallo pinto
Gallo pinto – Fonte: C T Johansson – Wikimedia Commons

1– Gallo Pinto

Muito mais do que arroz e feijão, o gallo pinto é um prato nacional que os nicaraguenses podem comer no café da manhã, almoço e jantar. 

O nome se traduz como galo pintado, e é tipicamente feito de feijão vermelho, arroz branco e cebola picada que são fritos juntos em uma frigideira grande com um pouco da água que os feijões foram cozidos para dar à mistura uma coloração avermelhada. 

Na costa atlântica e nas ilhas caribenhas da Nicarágua, o feijão, o arroz e as cebolas são fritos em óleo de coco ou com um pouco de leite de coco para torná-los mais cremosos.

2- Rondón

O rondón é um prato clássico dos países com costa marítima e não poderia ficar de fora da gastronomia da Nicarágua. Ele consiste em uma grande sopa de peixes, camarão, lagosta e diversos outros frutos do mar. 

Legumes, vegetais e raízes, como mandioca, batata e cenoura são adicionados ao prato. Além disso, o caldo é encorpado com leite de coco e adicionado dos mais variados temperos e pimentas.

3- Nacatamales

Os nacatamales recebem nomes diferentes em cada país da América, com pequenas alterações regionais. O prato consiste em uma massa de milho recheada com carne de porco, enrolada e cozida na folha de bananeira. 

Dependendo do local, é possível encontrar nacatamales com diferentes recheios, como frango, peixes, camarão, frutos do mar e também a opção vegana, recheada com vegetais e legumes. 

O prato se assemelha muito a pamonha goiana, que é cozida na folha de milho, ao invés da folha de bananeira.

Veja também:

3 pratos típicos da Grécia que todo viajante precisa provar! São incríveis!

Três pratos típicos deliciosos do Afeganistão!

3 melhores bares em Roma que garantem a diversão para todo viajante brasileiro

Restaurantes vegetarianos e veganos em Ibiza que valem uma visita, mesmo que você não seja vegano

Delícias de Atenas! 3 pratos típicos que todo viajante precisa experimentar

Por fim, deixe nos comentários o que você achou dessas 3 comidas típicas da Nicarágua.