3 pontos turísticos de Porto, Portugal, que todo viajante ama conhecer

O Porto é a capital do norte de Portugal e também vice-campeã em número de turistas, ficando atrás somente da capital Lisboa. Se você está planejando uma viagem para lá, então não deixe de conferir esses 3 pontos turísticos de Porto para colocar no seu roteiro!

3 pontos turísticos de Porto, Portugal, que todo viajante ama conhecer - Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos – Fonte: Scott Edmunds – Wikimedia Commons

1– Torre dos Clérigos

Uma das melhores vistas de toda a cidade está no topo da Torre dos Clérigos, um dos mais importantes pontos turísticos do Porto. 

A construção de mais de 75 metros de comprimento ficou pronta em 1763 para ser uma torre sineira, mas ao longo da história acabou orientando navegadores e também serviu como ponto estratégico para combates militares.

Visitantes devem subir mais de 200 degraus de uma estreita escada para chegar ao topo da torre, mas a recompensa é das melhores: uma vista 360º (com ou sem névoa) sobre as principais atrações do Porto, além do Douro e de Gaia.

2- Palácio de Cristal

Entre 1865 e 1951 o Palácio de Cristal fazia jus ao nome. No entanto, atualmente, é um edifício que serve como pavilhão de esportes. 

O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.

3- Livraria Lello

As filas em frente à porta já entregam que a Livraria Lello é uma das mais badaladas atrações do Porto. 

Seu mais de um século de história, a fachada neogótica e o interior de paredes forradas de livros, vitrais e uma bela escadaria sinuosa e vermelha são parte do motivo.

Mas o sucesso da Lello entre os turistas tem um motivo a mais: o boato de que ela teria servido de inspiração para alguns cenários clássicos dos filmes de Harry Potter. A autora J. K. Rowling morou na cidade, mas ela declarou que não chegou a conhecer a livraria.

Veja também:

Vinícolas em Nápoles que não podem ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer

Pontos turísticos de Nápoles que todo viajante se apaixona ao conhecer

3 deliciosos restaurantes de Turim para visitar nas férias desse ano

Onde ficar em Bolonha e poder aproveitar bem as férias no melhor da Itália

O que fazer em Turim, Itália, para aproveitar bem as férias

Por fim, o que você achou desses 3 pontos turísticos de Porto?