3 pratos típicos de Braga, Portugal, que todo viajante precisa experimentar

Localizada na região do Minho, Braga carrega na gastronomia local influências de diferentes povos e gerações que viveram na cidade e, sem dúvida, conferiram sabor especial na culinária da região. Vem conhecer esses 3 pratos típicos de Braga e viver mais dessa cultura tão rica!

3 pratos típicos de Braga, Portugal, que todo viajante precisa experimentar - Bacalhau à Braga
Bacalhau à Braga – Fonte: valakirka – Wikimedia Commons

1– Bacalhau à Braga ou à Narcisa

O prato Bacalhau à Braga, localmente conhecido como Bacalhau à Narcisa, é o mais famoso de Braga e da cozinha Minhota. Ganhou o nome do restaurante Narcisa onde ficou popularmente conhecido.

O bacalhau é feito no azeite, regado com vinho e vem junto com uma generosa porção de batatas fritas em rodelas. Assim fica difícil não se tornar fã dessa combinação de bacalhau e batata!

2- Papas de Sarrabulho

Papas de Sarrabulho é um prato típico de inverno e meses mais frios, já que é um prato um pouco “pesado” para dias quentes.

O prato é feito com diferentes carnes, sangue de porco e pão. São servidos todos bem misturados, numa espécie de sopa.

Acredita-se que foi originado na Idade Média, visto que, por conta da escassez de água potável, era comum cozinhar os alimentos com sangue dos animais abatidos para consumo.

3- Arroz de pato à moda de Braga

O arroz de pato é um prato típico de terras lusitanas, porém a relação com Braga, surpreendentemente, veio quando um senhor Bracarense começou a fazer o prato no Brasil.

A partir de então ficou conhecido como Arroz de Pato à moda de Braga. O arroz é preparado junto com a carne de pato desfiada, linguiça e legumes. 

Contudo, esse prato também pode ser encontrado com carne de frango ou porco no lugar do pato.

Veja também:

Vinícolas em Nápoles que não podem ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer

Pontos turísticos de Nápoles que todo viajante se apaixona ao conhecer

3 deliciosos restaurantes de Turim para visitar nas férias desse ano

Onde ficar em Bolonha e poder aproveitar bem as férias no melhor da Itália

O que fazer em Turim, Itália, para aproveitar bem as férias


Por fim, deixe nos comentários se você já conhecia algum desses 3 pratos típicos de Braga ou qual deles você ficou com vontade de experimentar?!