Festas medievais na Toscana que você precisa conhecer na próxima viagem pela Europa

Essa é uma parte do país repleta de pequenas cidades e vilas que até hoje preservam suas construções e sua cultura medieval. Para manter essa tradição viva, apresentando principalmente aos turistas, confira quando acontecem as festas medievais na Toscana.

Festas medievais na Toscana que você precisa conhecer na próxima viagem pela Europa - Scoppio del Carro
Scoppio del Carro – Fonte: alessio_gardenti – Pixabay

1– Março

Em Florença, é comemorado no dia 25 o Capodanno Medievale, que é como o ano novo. Isso porque antigamente o calendário da cidade começava nesta data, que foi quando o Arcanjo Gabriel anunciou a gravidez da Virgem Maria. 

A tradição se manteve até os dias de hoje e a celebração acontece com um desfile histórico, no qual as pessoas se vestem com trajes renascentistas.

2- Abril

No domingo de Páscoa, acontece, em Florença, o Scoppio del Carro, uma antiga tradição de colocar fogo em um carro. 

Na data um brindellone, como é chamado o carro de fogo, é levado até a Piazza del Duomo e lá uma pomba de mentira é lançada para começar a “explosão”. Isso significa que a cidade terá um bom ano.

3- Junho

Em Florença, durante o mês de junho a Piazza Santa Croce é transformada em um campo de calcio storico, o futebol medieval. Os times correspondem a cada um dos quatro bairros da cidade e a grande final acontece no dia 24.

Em Pisa, acontece, no dia 16, a Luminara di San Ranieri, quando as margens do Rio Arno e muitas construções da cidade ficam iluminadas pela luz de cerca de cem mil velas.

Em Arezzo, acontece, no terceiro sábado de junho, a Giostra del Saracino, um jogo medieval no qual os times, que representam os quatro bairros da cidade, se vestem com roupas antigas e montam em cavalos para demonstrar suas habilidades de acertar os lances no alvo.

Veja também:

3 Trilhas incríveis na Itália que vão fazer as férias valerem a pena

Pratos típicos da Itália que você tem que provar! O 3º é incrível

Festas populares incríveis na Itália que todo viajante ama conhecer

Réveillon na Itália: Conheça 3 lugares espetaculares para passar e já prepare sua viagem

3 lugares famosos da Itália que você precisa conhecer ainda esse ano

Por fim, qual mês você vai escolher para ir às festas medievais na Toscana?