Festas populares incríveis na Itália que todo viajante ama conhecer

As festas típicas da Itália são famosas e tem gente que até organiza roteiros de viagem para participar de algumas delas. Se você é uma dessas pessoas, então já anote essas festas populares incríveis na Itália que você não vai se arrepender de participar!

Festas populares incríveis na Itália que todo viajante ama conhecer - Il Palio di Siena
Il Palio di Siena – Fonte: Roberto Vicario – Wikimedia Commons

1– Carnevale

Il Carnevale di Venezia é um dos principais festivais de carnaval do mundo. Acredita-se que a festa tenha surgido no século XII, antecipando a Quaresma, período em que os cristãos se abstêm da carne e da folia. 

Durante o período das comemorações, os famosos e emblemáticos gondoleiros dividem espaço em seus canais com enigmáticos e elegantes personagens mascarados.

2- Il Palio di Siena

Il Palio di Siena é uma das competições Palio (corrida de cavalos) mais famosas e, também, arrepiantes da Itália. Nela, dez dos 17 contrastes (bairros) de Siena se vestem de trajes antigos e se reúnem na Piazza del Campo. 

A pista é demarcada entre os edifícios e o centro da Piazza del Campo, trajeto perigoso em virtude das duas curvas quase em ângulo reto, além da inclinação da praça, exigindo grande perícia dos cavaleiros. 

Il Palio di Siena tem forte aspecto religioso e acontece, desde 1644, duas vezes ao ano: no dia 2 de julho, em honra da Madonna di Provenzano, e a segunda, no dia 16 de agosto, em louvor a Nossa Senhora da Assunção.

3- Ardia di San Constantino

L’ardia Di San Costantino é realizado em julho e representa um dos maiores festivais da Sardenha. Mais uma corrida de cavalos, tem o objetivo de comemorar a vitória de Constantino na Ponte Mulvian em 312. 

Porém, a celebração ultrapassa a mera aparência de corrida, e dá ao visitante a oportunidade de assistir a uma verdadeira transformação espiritual. Como não poderia deixar de ser, o festival é lotado de barracas de comida.

Veja também:

Restaurantes em Nápoles para experimentar a autêntica comida italiana!

3 Parques para visitar em Bolonha enquanto viaja pela Europa

Veja o que fazer de graça em Milão durante as férias na Itália

3 dicas do que fazer em Bolonha para ter as melhores férias na Itália

Lugares maravilhosos em Nápoles para curtir as próximas férias na Itália

Por fim, conta pra gente o que achou dessas festas populares incríveis na Itália.